Técnicas

Estimulação cerebral profunda

A estimulação cerebral profunda (ou deep brain stimulation – DBS) é um tratamento que consiste na estimulação elétrica e contínua de pontos estratégicos do cérebro para tratamento de doenças como, por exemplo, Doença de Parkinson, Tremor Essencial e Distonias. Dessa forma, as manifestações motoras ‒ tremor, movimentos involuntários, lentidão, rigidez ‒ são controladas e melhoram significativamente na maior parte dos pacientes.

 

O procedimento consiste no implante de um eletrodo, com fios especiais de material metálico fino, em pontos específicos do cérebro (como tálamo, região subtalâmica ou globo pálido). Esses eletrodos são conectados a um marca-passo neuroestimulador que tem sua própria bateria acoplada, e que é inserido usualmente no tórax, abaixo da clavícula. Ao ser ligado, o sistema de estimulação elétrica modifica o funcionamento dos neurônios ao redor, aliviando os sintomas da doença existente. A corrente elétrica utilizada é muito pequena, por isso pode ocorrer por anos sem interrupção. Antes de se submeter ao procedimento, o indivíduo deve passar por uma avaliação para verificar se a cirurgia trará benefícios reais. Devem ser realizadas avaliações com teste de levodopa, cognitiva e de sintomas psiquiátricos, além de ressonância magnética.

[qode_elements_holder number_of_columns=”two_columns”][qode_elements_holder_item vertical_alignment=”middle” advanced_animations=”no”]

Agende Sua Consulta:

[/qode_elements_holder_item][qode_elements_holder_item advanced_animations=”no” custom_class=”contato-paginas”]

    [/qode_elements_holder_item][/qode_elements_holder]
    Posso ajudar?